A procrastinação clara e a oculta: Todos somos procrastinadores

O mal está escondido em todos nós. Será?

Essa palavra se tornou bastante conhecida apenas no século 21. Virou sinônimo de gente sonhadora, mas de planejamento zero. E inspirado nessa linha de pensamento é que gostaria de fazer uma afirmação no mínimo provocativa para você: TODOS NÓS SOMOS PROCRASTINADORES.

Isso mesmo. Seja em qualquer área da nossa vida, por mais que sejamos esforçados o suficiente, nós sempre lutaremos com alguma parte oculta dentro de nós mesmos. Ninguém vê. Nós exteriormente somos esforçados, dedicados, pontuais, comprometidos e eficientes. Mas isso é apenas exterior.

____________________________________________

Deixe-me clarificar aqui o que eu quero dizer com procrastinação clara e oculta.

Procrastinação clara é aquele tipo de postergação na qual nós temos uma deadline. E deixamos sempre para o amanhã até que não haja mais amanhãs restantes. Então o pânico ataca. Nós nos jogamos no trabalho e fazemos de tudo para entregar de forma mais pontual e comprometida possível. Esse é o tipo de coisa que qualquer um olha e diz: - Deixou para a última hora. Procrastinador.

Mas não gostaria de me ater muito à essa, porque tenho certeza de que você já a conhece muito bem. Vamos nos ater a mais importante: A procrastinação oculta.

Procrastinação oculta é a maior chantagem que podemos fazer conosco. Pense no seu maior sonho. Pronto?

Pois bem. Baseado nisso eu coloco 2 perguntas para você:

1.       1. Seu sonho tem deadline?

2.       2. Alguém irá dar bronca em você caso você não o realize?

Acredito que a resposta de ambas é “Não”. E é aí que o perigo mora. O ser humano tem o péssimo hábito de se auto chantagear. De postergar tudo o que o realmente importa, e fazer apenas o que importa para outras pessoas. Não estou falando de altruísmo. Estou falando da falta de comprometimento consigo mesmo, pois esse é o tipo de trabalho que você não sabe se será recompensado, mas precisa continuar trabalhando.

A pedra bruta do diamante não tem brilho nem forma específica. Mas após um longo processo de lapidação ele fica a mais linda das joias. Talvez olhando para ele em sua forma bruta poucos dariam valor. Porém o lapidador conhece seu valor e continua a trabalhar. E em perfeita comparação com essa figura representativa, posso afirmar que nossos sonhos são a pedra bruta do diamante. Sem brilho nem atração. A arte de lapidar o diamante é oculta. Ninguém reconhece porque não sabe enxergar a pedra rara que está em nossas mãos. Mas tudo isso é um processo. E processos requerem tempo.

E a procrastinação oculta se resume na arte de não lapidar seu diamante porque o resultado é demorado. Meses. Anos. Espera. Palavras que não conseguimos lidar muito bem. E por causa disso deixamos de lado o que nos traria muito mais satisfação.

Baseado nessa provocação, reflita como você está se posicionando em relação aos seus maiores sonhos. Aqueles que levam tempo. Que nos deixa sonhadores, mas, quando acordamos do sonho, acabamos por nos deixar apenas nas divagações. Não lutamos porque achamos que é demais para nós. Deixamos a procrastinação oculta lá, livre do pânico pois não há pressão sobre nós. Quais seus sonhos?

Que no ano de 2021 possamos deixar nossa procrastinação oculta de lado e nos ater ao que realmente nos importa!


Ótimos textos,



Postar um comentário

0 Comentários