Demorando muito para aprender inglês? Esse pode ser o motivo!

Diminuindo o tempo de estudo e aumentando a eficiência


Cada vez mais eu vejo pessoas desistindo do seu sonho de aprender inglês por achar que não tem tempo, ou que é muito caro ou talvez porque pensa que isso não é pra ela. Não obstante, o pior caso é do tipo de pessoa que começa e desiste no meio do caminho porque não consegue ver nenhum progresso.

Se você é esse tipo de pessoa, permita-me te dizer que você veio ao lugar certo. Eu também já passei por diversas situações parecidas durante meu aprendizado, e embora ainda esteja no nível B2, tenho certeza que vou poder te ajudar nessa situação.


Common European Framework of Reference for Languages - CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas)


A1, A2, B1, B2, C1, C2

Antes de mais nada, acho importante mostrar aqui o quadro oficial que define em qual nível você está no inglês. É bastante conhecido, e se você nunca se deparou com ele, vou estar te mostrando a fim de que você tenha total compreensão do post.
Esse quadro é composto por 6 níveis: A1, A2, B1, B2, C1 e C2, onde A1 é Iniciante e C2 é proficiente (total domínio da língua). O mais importante exame internacional de proficiência (IELTS) adota esse quadro de níveis.

Dica: descubra seu nível de inglês por dentro desse quadro e informe seu nível atual através desse sistema em currículos. Esse padrão é aceito internacionalmente.


Afinal, quanto tempo demora pra mim ficar fluente?


Este é um assunto que já passou pela mente de todo iniciante. Quantas horas eu vou ter que me esforçar para ser fluente no idioma que estou buscando aprender? Essa é a pergunta-chave que permeia quem busca conhecimento, a fim de traçar metas e objetivos.
Infelizmente, vou ter que começar te dando uma resposta um pouco insatisfatória, porém, vou te passar métodos e coisas de que você pode estar evitando para não passar por sufoco e diminuir o tempo que você investe no aprendizado, afinal, como dizem por aí, tempo é dinheiro, e ninguém gosta de perdê-lo com frivolidades.

Em média, temos as seguintes horas:


Nível Quantidade (em horas)
A1 - INICIANTE 80-100 horas
A2 - BÁSICO 180-200 horas
B1 - INTERMEDIÁRIO 350-400 horas
B2 - PÓS-INTERMEDIÁRIO    550-600 horas
C1 - AVANÇADO 750-800 horas
C2 - PROFICIENTE 1000-1200 horas


OK. você talvez esteja duvidando da sua capacidade de se sentar e estudar por tantas horas, mas o fato é que você pode alcançar esses objetivos de forma fácil e descontraída e, quem sabe de quebra, ainda diminuir o tempo investido nos estudos. Quer saber como?

O mal dos cursos presenciais



Cansado de pagar muito e ter poucos resultados?

Primeiro assunto que possui a maior relevância e que faz muita gente desistir são eles: as famosas escolas de idiomas presenciais. Além do preço abusivo, você irá ter aulas com turmas de 5,6 alunos, o que vai piorar ainda mais a sua situação. Evite elas.
Opções como a English Live por exemplo, te oferece opções muito mais baratas, com acesso integral, 7 dias por semana, e ainda com aulas com professores nativos.
Vale a pena dar uma conferida!

Falta de constância


Essa é a outra maior dificuldade que todo aluno passa em algum momento. A constância. As rotinas muitas vezes acaba deixando cansado e passa vários dias em branco sem estudar. Porém, para essa situação não existe remédio: tem que ter disciplina e determinação!

Falta de revisões



Não sabe por onde começar?

Outro problema comum é a falta de revisões. Estudos apontam que seu cérebro necessita revisar a mesma informação diversas vezes nos primeiros meses para realmente internalizar de vez a informação. Aí o aluno acaba percebendo que vai ficando muito constante a necessidade de procurar traduções que já foram buscada uma ou até mais vezes. Tudo isso acarreta em perca de tempo.
Mas você deve estar se perguntando: como eu faço para obter o tempo certo entre as revisões para mim não se esquecer mais? É ai que entra a tecnologia para trabalhar em nosso favor!

O método de repetição espaçada


Através de pesquisas, foi determinado o melhor tempo para o cérebro guardar eficientemente todas essas informações acumuladas. E todas essas pesquisas foram usadas para montar softwares que pudessem auxiliar a qualquer um, não importando o objetivo. Trata-se de um programa de computador chamado Anki. Ele é totalmente gratuito, e vai te ajudar a colocar as suas revisões em dia de forma simples e fácil. Você pode usá-lo em versão para web, computador ou no seu smartphone, de forma sincronizada!

___________________________________________________________________________________________
Esses são os problemas mais graves e básicos que, se você eliminá-los, irá aumentar e muito a sua produtividade ao estudar. São todos métodos que eu mesmo já testei e funcionou e muito comigo.

Diminuindo ainda mais o tempo do caminho à fluência


Achou valiosas as dicas que te apresentei acima? Então você pode gostar dessas também:

  1. Mude o idioma do seu celular. Pode parecer pouco, mas a necessidade de você ter que lidar com seu celular todos os dias faz com que você internalize ainda mais o idioma sem perceber.
  2. Siga produtores de conteúdo em inglês. Ache algo ou alguém que você goste de ler e ouvir (em inglês) e siga para ser ainda mais bombardeado com conteúdos em inglês.
  3. Veja filmes e séries em inglês. No começo coloque legenda em português, mas se esforce para migrar para o inglês o mais cedo possível.
  4. Estudar não precisa ser chato se você buscar conteúdos de seu interesse. 
  5. Você não precisa parar para estudar. Coisas sutis como ouvir música em inglês ou ler um pequeno texto já te ajudam e muito a internalizar o idioma sem você perceber!


Espero que essas sejam dicas valiosas para aumentar a velociade de seu aprendizado.

Até a próxima!

Postar um comentário

0 Comentários