Cada vez mais eu vejo pessoas desistindo do seu sonho de aprender inglês por achar que não tem tempo, ou que é muito caro ou talvez porque pensa que isso não é pra ela. Não obstante, o pior caso é do tipo de pessoa que começa e desiste no meio do caminho porque não consegue ver nenhum progresso.
Se você é esse tipo de pessoa, permita-me te dizer que você veio ao lugar certo. Eu também já passei por diversas situações parecidas durante meu aprendizado, e embora ainda esteja no nível B2, tenho certeza que vou poder te ajudar nessa situação.Common European Framework of Reference for Languages - CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas)
![]() |
Esse quadro é composto por 6 níveis: A1, A2, B1, B2, C1 e C2, onde A1 é Iniciante e C2 é proficiente (total domínio da língua). O mais importante exame internacional de proficiência (IELTS) adota esse quadro de níveis.
Dica: descubra seu nível de inglês por dentro desse quadro e informe seu nível atual através desse sistema em currículos. Esse padrão é aceito internacionalmente.
Afinal, quanto tempo demora pra mim ficar fluente?
Este é um assunto que já passou pela mente de todo iniciante. Quantas horas eu vou ter que me esforçar para ser fluente no idioma que estou buscando aprender? Essa é a pergunta-chave que permeia quem busca conhecimento, a fim de traçar metas e objetivos.
Infelizmente, vou ter que começar te dando uma resposta um pouco insatisfatória, porém, vou te passar métodos e coisas de que você pode estar evitando para não passar por sufoco e diminuir o tempo que você investe no aprendizado, afinal, como dizem por aí, tempo é dinheiro, e ninguém gosta de perdê-lo com frivolidades.
Em média, temos as seguintes horas:
Nível | Quantidade (em horas) |
---|---|
A1 - INICIANTE | 80-100 horas |
A2 - BÁSICO | 180-200 horas |
B1 - INTERMEDIÁRIO | 350-400 horas |
B2 - PÓS-INTERMEDIÁRIO | 550-600 horas |
C1 - AVANÇADO | 750-800 horas |
C2 - PROFICIENTE | 1000-1200 horas |
OK. você talvez esteja duvidando da sua capacidade de se sentar e estudar por tantas horas, mas o fato é que você pode alcançar esses objetivos de forma fácil e descontraída e, quem sabe de quebra, ainda diminuir o tempo investido nos estudos. Quer saber como?
O mal dos cursos presenciais
Primeiro assunto que possui a maior relevância e que faz muita gente desistir são eles: as famosas escolas de idiomas presenciais. Além do preço abusivo, você irá ter aulas com turmas de 5,6 alunos, o que vai piorar ainda mais a sua situação. Evite elas.
Opções como a English Live por exemplo, te oferece opções muito mais baratas, com acesso integral, 7 dias por semana, e ainda com aulas com professores nativos.
Vale a pena dar uma conferida!
Falta de constância
Essa é a outra maior dificuldade que todo aluno passa em algum momento. A constância. As rotinas muitas vezes acaba deixando cansado e passa vários dias em branco sem estudar. Porém, para essa situação não existe remédio: tem que ter disciplina e determinação!
Falta de revisões
Outro problema comum é a falta de revisões. Estudos apontam que seu cérebro necessita revisar a mesma informação diversas vezes nos primeiros meses para realmente internalizar de vez a informação. Aí o aluno acaba percebendo que vai ficando muito constante a necessidade de procurar traduções que já foram buscada uma ou até mais vezes. Tudo isso acarreta em perca de tempo.
Mas você deve estar se perguntando: como eu faço para obter o tempo certo entre as revisões para mim não se esquecer mais? É ai que entra a tecnologia para trabalhar em nosso favor!
O método de repetição espaçada
Através de pesquisas, foi determinado o melhor tempo para o cérebro guardar eficientemente todas essas informações acumuladas. E todas essas pesquisas foram usadas para montar softwares que pudessem auxiliar a qualquer um, não importando o objetivo. Trata-se de um programa de computador chamado Anki. Ele é totalmente gratuito, e vai te ajudar a colocar as suas revisões em dia de forma simples e fácil. Você pode usá-lo em versão para web, computador ou no seu smartphone, de forma sincronizada!
___________________________________________________________________________________________
Esses são os problemas mais graves e básicos que, se você eliminá-los, irá aumentar e muito a sua produtividade ao estudar. São todos métodos que eu mesmo já testei e funcionou e muito comigo.
Diminuindo ainda mais o tempo do caminho à fluência
Achou valiosas as dicas que te apresentei acima? Então você pode gostar dessas também:
- Mude o idioma do seu celular. Pode parecer pouco, mas a necessidade de você ter que lidar com seu celular todos os dias faz com que você internalize ainda mais o idioma sem perceber.
- Siga produtores de conteúdo em inglês. Ache algo ou alguém que você goste de ler e ouvir (em inglês) e siga para ser ainda mais bombardeado com conteúdos em inglês.
- Veja filmes e séries em inglês. No começo coloque legenda em português, mas se esforce para migrar para o inglês o mais cedo possível.
- Estudar não precisa ser chato se você buscar conteúdos de seu interesse.
- Você não precisa parar para estudar. Coisas sutis como ouvir música em inglês ou ler um pequeno texto já te ajudam e muito a internalizar o idioma sem você perceber!
Espero que essas sejam dicas valiosas para aumentar a velociade de seu aprendizado.
Você também pode ver aqui ideias para deixar a preguiça de lado e superar seu bloqueios criativos de forma organizada e metódica.
Até a próxima!
0 Comentários