Aprendendo um idioma através do método de repetição espaçada

Aprendizado de idiomas através do Anki como ferramenta principal


Eu vejo diariamente muitas pessoas desistindo de aprender um novo idioma por optarem por cursinhos ou até aplicativos pagos, mas sempre acabam desistindo no meio do caminho por não acharem que são capazes o sufuciente para aprender.

Isso acontece por muitos fatores, como o fato de quererem jogar o iniciante no meio de um monte de vocabulário montado com palavras únicas na qual o objetivo do aluno é decorar, e não aprender. Também existe o fato do aluno aprender a palavra e ficar sem ver novamente por muitos meses, e simplesmente esquecer da mesma. E é aí que entra o método de repetição espaçada.

O que é?


O método de repetição espaçada foi criado pelo alemão Hermann Ebbinghaus, que através de um amplo estudo, identificou qual é o melhor momento do cérebro rever algo a fim de não esquecê-lo. Essa é basicamente a explicação mais direta que você pode encontrar por aí. E como não queremos te fazer perder tempo, vamos já por em prática o que estamos propondo.

Anki


O Anki é um aplicativo que foi desenvolvido justamente com essa finalidade (e baseados nos estudos de Hermann Ebbinghaus), que é te fazer relembrar justamente das coisas que você precisa no momento ideal. Talvez você ache aplicativos semelhantes na internet, mas recomendamos veentemente que você use o Anki, pela sua compatibilidade com múltiplas plataformas e a simplicidade no uso.


Como usar?



Primeiramente, você precisa fazer o download clicando aqui. Na página que irá abrir você clica em "Download". Você será redirecionado para o download, basta clicar no botão maior. Note que o conteúdo escrito no botão pode variar de acordo com seu hardware e sistema operacional.


Logo após, tudo o que você precisa fazer é instalar o aplicativo. Basicamente tudo o que você precisa fazer vai ser clicar em "Continuar".

Uma dica que eu dou já de primeira mão é criar uma conta no Anki, que é totalmente gratuita. A vantagem é que você pode usá-la pra entrar em qualquer dispositivo (computador, celular) para estudar seus decks, tudo sincronizado. Para criar a conta clique aqui e em seguida em "Sign up". Depois basta seguir o que se é pedido, incluindo a confirmação que é enviada ao seu e-mail.

Para vincular sua conta ao seu Anki que você baixou (lembrando que você pode baixar também no seu smartphone e estudar por lá, porém para criar novos cards você vai precisar do seu computador) basta ir no menu Tools > Preferences > Network. Na última opção do menu você vai poder linkar seu aplicativo com a sua conta Anki Web

Adicionando Add-ons


Add-ons são complementos que te ajudam a otimizar sua experiência dentro do Anki. E no momento eu recomendo em especial uma: AwesomeTTS. Esse add-on serve para colocar uma voz automática em seus cards, para você ouvir o que está sendo falado em forma de aumentar ainda mais sua absorção do conteúdo. Vamos instalar?

1. Clique no menu "Tools"
2. Clique em "Add-ons" (atalho Ctrl+Shift+A)
3. Clique em "Get Add-ons..."
4. Na janela que abrir clique na opção "Browse Add-ons"
5. Uma nova janela em seu navegador irá se abrir. Nela pressione as teclas de atalho Ctrl+F e na janela que se abrir, digite "AwesomeTTS". Se aparecer mais de um resultado de busca, procure pelo mais atualizado.
6. Após achar a melhor opção, clique no nome do add-on e role a tela um pouco mais pra baixo. Na opção "Download" você terá um código que você deve copiar.
7. Após copiado basta voltar ao Anki e colar no campo "Code" e clicar em "OK". Pronto! Seu Add-on já está instalado!


Adicionando cards ao seu Anki


Na parte inferior da janela inicial do Anki você verá a opção "Create Deck". Deck é o "baralho" onde vão ficar as "cartas" que você irá adicionar posteriormente. Você pode criar vários decks para assuntos diferentes, por exemplo "Curso de Inglês" e "Curso de Espanhol". Na janela que se abrirá dê um nome livre ao seu deck, de preferência que faça alusão ao conteúdo que você irá alimentar ali.

Após já ter criado o seu deck, é hora de adicionar os cards. Para isso clique em "Add" na parte superior da janela. Se abrirá a seguinte janela:

1- Se você tiver mais de um deck criado, você pode mudar o deck na qual você quer inserir o card clicando aqui
2- A parte do "Front" vai ser a pergunta. Se for no aprendizado de idiomas você põe a palavra ou frase do idioma que você quer aprender aqui
3- No campo "Back" você vai colocar a resposta
4- O ícone do alto falante é o AwesomeTTS da qual instalamos recentemente. Já vou te explicar como usar direitinho logo aqui em baixo.
5- Após tudo completado basta clicar em "Add". Pronto. Agora é só estudar!

AwesomeTTS


Você deve usá-lo sempre no campo "Front". Para isso clique no final da frase nesse campo e no ícone marcado com o número "4" logo em seguida
Na janela que se abrir você poderá escolher entre as dezenas de vozes disponíveis pelo programa. Escolha a que mais se agradar. Caso queira uma sugestão para vozes em inglês, você pode deixar conforme as que eu deixei aqui:

No campo Voice você tem a opção de usar a voz para ler em outros idiomas, conforme disponibilizado. No meu caso, a voz do robô será da Microsoft David Desktop (en = inglês). Para testar a voz clique em "Preview a direita da tela. Após tudo configurado basta clicar em "Record".
Ao final de tudo, seus campos deverão ficar mais ou menos como esse aqui:


Tudo configurado, basta clicar em "Add" e pronto.


Estudando os cards


Para estudar é bem simples. Clique no deck que você quer estudar e logo após, na opção "Study Now". Você perceberá que assim que o card se abrir, a voz gravada pelo AwesomeTTS vai ser executada automaticamente, auxiliando ao mesmo tempo na compreensão.

Após terminado de ouvir e ler seu card, clique em "Show Answer" na parte inferior central da tela.
Se o card nunca foi estudado, apenas as opções "Hard", Good" e "Easy" irão aparecer. Como nesse exemplo eu já estudei apareceram 4 opções. Deixe-me explicar cada uma delas:

Again (novamente): para cards que já foram revisados pelo menos uma vez. Clique nessa opção caso você se esqueceu totalmente da resposta (Back) do seu (Front).
Hard (difícil): para cards que você acha muito difícil aprender ou que por algum motivo você quiser revê-los mais cedo.
Good (bom): para cards que você não possui maiores dificuldades para lembrar a resposta.
Easy (fácil): para cards muito fáceis que você não tem nenhuma dificuldade em se lembrar.

Note que quanto mais fácil é a resposta pra você, o algoritmo do programa se encarregará de revisá-lo em um período mais longo. Quanto mais difícil menor será o tempo em que o card será mostrado novamente

Notas gerais quanto ao uso do Anki


  • Como o Anki é um programa criado a partir de experiências científicas reconhecidas no mundo inteiro, você deve seguir à risca o tempo de estudo. Para isso, basta estudas todos os dias para a correta fixação do conteúdo.
  • O Anki muda o tempo que irá mostrar o card para você novamente de acordo com o tempo de resposta (Show Answer) e a dificuldade que você irá informar (Again, Hard, Good, Easy)
  • Eu te mostrei a versão em inglês do Anki aqui pra vocês. Porém você pode alterar o idioma no menu Tools > Preferences > guia "Basic" > opção "Interface Language".
  • No caso do aprendizado de idiomas, sempre tente usar frases ao invés de palavras separadas. Isso facilita mais na absorção e você fica mais seguro quanto ao empregamento das palavras na hora de falar ou escrever.

Isso é tudo por hoje. E vocês, gostaram das dicas? Você começou a usar ou já usou o Anki em algum momento já? Qual seu feedback?
 Nos conte nos comentários!


Postar um comentário

0 Comentários