A importância do planejamento no processo criativo



Todos nós temos objetivos.
Essa é uma afirmação que é aplicado todos os dias em nossas rotinas. Mesmo sendo pequenas coisas como lavar a louça, ir ao supermercado, ou coisas mais grandes como viajar ou escrever um livro.
Alguns objetivos muitas vezes são considerados mais como obrigação, pois é algo diário e necessário, alguns nós não vemos a hora de realizá-los.
Porém a questão principal é: você é esforçado o suficiente?

As nossas rotinas de trabalho muitas vezes nos deixam sem energia para realizarmos nossas metas, e isso é algo que definitivamente devemos retirar das nossas vidas.

Postergar, procrastinar. Esse são palavras que todos os que trabalham com processo criativo, desde à criação de ideias até a produção das mesmas, tem que enfrentar todos os dias. Principalmente no início de uma ideia para algo grande, como um livro por exemplo. Esse tipo de sentimento é completamente natural pois os criadores não vêem seu trabalho indo pra frente. Os fundamentos de uma ideia sempre são as mais importantes, mais demoradas e que dão mais dor de cabeça para qualquer criador de conteúdo.

Se isso está acontecendo com você, saiba que é completamente normal, porém seu trabalho somente sairá do papel se você passar dessa fase. Muitos escritores e criadores param por aí e não podem sequer ver seu projeto em total e a reação do seu espectador. Porém tenho total certeza que você vai conseguir passar por essa fase com essas dicas a seguir, e você pode ter certeza que vai encontrar  uma energia extra diária para seu processo criativo:


  • Planeje. Defina metas, a importância de estipular datas é enorme pois faz você se esforçar mais para cumprir suas metas. Mas faça pequenas metas para algo maior. Por exemplo, se você está escrevendo um livro, você pode definir seu objetivo final (liro publicado) em partes: defina uma meta de tempo para criação de personagens, criação de cenário, criação de pontos de tensão, etc. Faça de uma forma que você se sentir mais confortável, de acordo com o tempo que você sabe que pode ter diariamente. 
  • Saia da rotina. Se seu trabalho é algo que usa muito da sua mente, ou você está passando por um bloqueio criativo, saia da mesmice. Saia para viajar, entre em algum grupo de pessoas que possuem os memos problemas ou objetivos que você. Se identificar pode ser muito importante para superar esses bloqueios ou talvez até a falta de vontade de continuar.
  • Inove. Se lembre que você como criador achará muito mais complicado se permanecer sempre nos mesmos métodos. Busque sempre por algo novo e experiências novas para agregar em seu conteúdo.
Se lembre sempre que o processo de criação muda de pessoa para pessoa. Não tenha medo de sempre testar coisas novas. A única pessoa que está te impedindo é você.
Boa sorte!

Postar um comentário

0 Comentários